Adoração dos Reis Magos

  • Museu: Museu Nacional Grão Vasco
  • Nº de Inventário: 2145
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Fernandes, Vasco; (Pintor/a) Henriques, Francisco (act.1500-1518) (Pintor/a)
  • Datação: 1501/1506
  • Suporte: Madeira de Carvalho
  • Técnica: Pintura a óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 131 x Larg. 81 x Esp. 2,5
  • Descrição: Pintura a óleo sobre madeira de carvalho representando a adoração dos Reis Magos. Painel do antigo retábulo da capela-mor da Sé de Viseu (1501-1506). À representação tradicional do tema da Adoração dos Reis Magos, acresce neste painel a presença de um índio brasileiro na figura do rei mago negro, Baltazar. Trata-se, com efeito, da primeira representação do índio na arte ocidental, decorrido que era um ou dois anos do "achamento" do Brasil. Situado no centro da composição, Baltazar ostenta um traje onde se misturam influências europeias tradicionais - a camisa e os calções - com a novidade exótica de um toucado de penas, bem como inúmeros colares de contas coloridas, grossas manilhas de ouro nos pulsos e tornozelos, brincos de coral branco, remate de penas idênticas às do toucado, no decote e na franja do corpete, e uma flecha tupinambá com o seu longo cabo. Segura igualmente uma taça feita de nós de coco montada em prata, o que reforça ainda o seu carácter exótico. A sua inserção num contexto religioso tão importante como é o da Adoração dos Reis Magos pressupõe, fundamentalmente, a ideia da cristianização do continente recém-descoberto, de acordo com as sugestões da carta de Pêro Vaz de Caminha, onde se relata o primitivismo social dos seus habitantes e a sua disponibilidade ética para a mensagem cristã. Saliente-se, ainda, o facto de o Menino segurar na mão esquerda uma moeda de ouro, numa sugestão ao secular desejo de riqueza associada aos Descobrimentos Portugueses. Integrado na segunda fiada do retábulo, este painel denuncia um investimento no realismo minucioso dos pormenores bem ao modo flamengo. Veja-se a textura do brocado ricamente adornado do Rei Mago de joelhos, em primeiro plano, o brilho dos metais, o rigor descritivo da cabana, onde figuram, para além dos animais tradicionais, um vaso de barro e uma vela acesa, ou o tratamento da paisagem arquitectónica do fundo.
  • Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
  • Incorporação: Transferência da Sala do Capítulo da Sé de Viseu, ao abrigo do Decreto 2: 284-C de 16 de Março de 1916, que cria o Museu de Grão Vasco.

Bibliografia

  • C. N. C. D. P. - Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento, Lisboa, 1992
  • Carta do Bispo D. Fernando Gonçalves de Miranda, Museu Grão Vasco, Viseu
  • FERNANDES, Orlando - "Museu Grão Vasco. 400 Anos de Arte", in Jornal ABC Portugal, n.º 4, Maio 1988
  • GRUPIONI, Luis Donisete Benzi; GOULÃO, Maria José - "A Carta de Pero Vaz de Caminha. Documentos e Ensaios sobre o Achamento do Brasil", in Do Homem Selvagem ao Índio Brasileiro. A construção de uma Nova Imagem da Humanidade na Arte Europeia de Quinhentos, Rio de Janeiro, DBA Dórea Books and Arte/Xerox do Brasil, 2000
  • MARKL, Dagoberto - História da Arte em Portugal, Lisboa, 1986
  • Revista "Oceanos", n.º 13
  • RODRIGUES, Dalila - Grão Vasco Pintura Portuguesa del Renascimento. Salamanca: Gráfica VARONA, S.A., 2002
  • RODRIGUES, Dalila - Roteiro do Museu Grão Vasco. Lisboa: IPM/ASA, 2004
  • SANTOS, Luis Reis - Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: 1946

Exposições

  • Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento

    • Lisboa, Palácio da Ajuda
    • 17/3/1992 a 10/6/1992
    • Exposição Física
  • Exposição - Lisboa

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • Os Primitivos Portugueses

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • XVII Exposição de Arte Ciência e Cultura: "Os descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento"

    • Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
    • Exposição Física
  • A Arte na Península Ibérica ao tempo do Tratado de Tordesilhas

    • Monasterio de Prado, Valladolid.
    • 20/4/1994 a 30/6/1994
    • Exposição Física
  • Exposição Histórica Comemorativa de IV Centenário da Fundação de S. Paulo

    • Palácio das Exposições, Parque Ibirapuera, São Paulo, Brasil
    • Exposição Física
  • A Arte Portuguesa em Londres

    • Londres
    • Exposição Física
  • L' Europe et la Découverte du Monde

    • Galerie des Beaux-Art, Musée des Beaux-Arts de Bordeaux, França
    • 20/5/1960 a 31/7/1960
    • Exposição Física
  • The European Vision of America

    • National Gallery of Art|Washington, Cleveland Museum of Art|Cleveland e Galeries nationales du Grand Palais|Paris
    • 7/12/1975 a 16/2/1976
    • Exposição Física
  • L' Amérique vue par l' Europe

    • Grand Palais, França
    • 17/9/1976 a 3/1/1977
    • Exposição Física
  • Feira Internacional de Antiguidades

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • O Natal, Museu Grão Vasco

    • Galeria Almada Negreiros - Lisboa
    • Exposição Física
  • Portugal - Brazil: The Age of Atlantic Discoveries

    • New York Public Library, Estados Unidos da América; Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
    • Exposição Física
  • Circa 1492. Art in the Age of Exploration

    • National Gallery of Art, Washington, Estados Unidos da América
    • 12/10/1991 a 12/1/1992
    • Exposição Física
  • O Brasil dos Viajantes

    • Centro Cultural de Belém, Lisboa
    • 26/1/1995 a 2/4/1995
    • Exposição Física
  • Os Descobrimentos dos Portugueses e a sua Influência na Arte

    • Viseu
    • Exposição Física
  • Grão Vasco na Misericórdia

    • Igreja da Misericórdia, Viseu
    • Exposição Física
  • Exposição Histórica Brasileira

    • S. Paulo - Brasil
    • Exposição Física
  • V Centenário da Morte de D. Henrique

    • Belém, Lisboa
    • Exposição Física

Obras relacionadas

Multimédia

  • 2145 (2).jpg

    Imagem
  • 54.JPG

    Imagem
  • 2145 Adoração dos Reis Magos.jpg

    Imagem
  • 2145.jpg

    Imagem
  • 2145 pormenor a.jpg

    Imagem
  • 2145 pormenor b.jpg

    Imagem
  • 2145 pormenor c.jpg

    Imagem
  • 2145 pormenor d.jpg

    Imagem
  • 2145 pormenor e.jpg

    Imagem
  • 2145 pormenor f.jpg

    Imagem
  • 2145 pormenor g.jpg

    Imagem
  • 2145 pormenor h.jpg

    Imagem
  • 2145 pormenor i.jpg

    Imagem
  • 2145 pormenor j.jpg

    Imagem
  • 2145.jpg

    Imagem
  • 2145a.jpg

    Imagem
  • 2145a.jpg

    Imagem