Ascensão

  • Museu: Museu Nacional Grão Vasco
  • Nº de Inventário: 2154
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Fernandes, Vasco; (Pintor/a) Henriques, Francisco (act.1500-1518) (Pintor/a)
  • Datação: 1501/1506
  • Suporte: Madeira de carvalho
  • Técnica: Pintura a óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 133 x Larg. 82
  • Descrição: Pintura a óleo sobre madeira de carvalho representando a Ascensão de Jesus Cristo, painel do antigo retábulo da capela-mor da Sé de Viseu (1501-1506). Em redor de um volume rochoso, com sugestivas formas impressas, organizam-se as figuras que assistem à cena da subida de Jesus Cristo ao céu, designadamente a Virgem Maria, Madalena e os apóstolos. Com a finalidade de assinalar o movimento ascendente da figura de Cristo, apenas representado a meio-corpo, recorre-se ao alteamento do olhar das personagens e acentua-se, com alguns gestos teatrais, a sua verticalidade expressiva. Tal é o caso da figura representada de costas, cujas mãos se agitam elevadas acima do corpo, ou das mãos da Virgem que, ao sugerirem o vazio, conferem movimento e dramatismo à cena. Dos restantes painéis da série repetem-se neste painel alguns rostos, nomeadamente o de Madalena, e mesmo alguns pormenores, como a figura que ostenta um rebuço multicolor, à maneira de plumagem, que se pode também identificar num dos apóstolos sentados em redor da mesa da Última Ceia. Um apontamento paisagístico, que inclui um pequeno barco entre profuso arvoredo, é transcrito de modo minucioso, para sugerir o jogo habitual entre o perto e o longe.
  • Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
  • Incorporação: Da Sé de Viseu.

Bibliografia

  • C. N. C. D. P. - Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento, Lisboa, 1992
  • Carta do Bispo D. Fernando Gonçalves de Miranda, Museu Grão Vasco, Viseu
  • MARKL, Dagoberto - História da Arte em Portugal, Lisboa, 1986
  • RODRIGUES, Dalila - Roteiro do Museu Grão Vasco. Lisboa: IPM/ASA, 2004
  • SANTOS, Luis Reis - Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: 1946
  • ALVES, Susana Rita Rosado - A Iconografia de Santa Maria Madalena até ao Concílio de Trento, tese de mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2012, 163 p.p.

Exposições

  • Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento

    • Lisboa, Palácio da Ajuda
    • 17/3/1992 a 10/6/1992
    • Exposição Física
  • A Paz e a Guerra na Época do Tratado de Tordesilhas

    • Burgos, Espanha
    • 5/9/1994 a 15/11/1994
    • Exposição Física
  • Grão Vasco na Misericórdia

    • Igreja da Misericórdia, Viseu
    • Exposição Física

Obras relacionadas

Multimédia

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