Compromisso da Irmandade de São Lucas

  • Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nº de Inventário: 23/11 Ilum
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: 1609
  • Suporte: Fólios em pergaminho
  • Técnica: Fólios: escrito a tinta castanha
  • Dimensões (cm): Alt. 33,4 x Larg. 25,0
  • Descrição: Fólio 12 (numeração original) Prólogo (continuação). O fólio é preenchido por um texto escrito em português a sépia. Transcrição: "tambem for díscípolo e amádo ao qual por exçelle[n]tía e or os muitos milagres que fáz de q[ue] nasceserem conuertidos a fé muitos gentios lhe chamaõ em Róma nossa senhóra de pópulo (Liuros e sol por onde lém e vém os sábios e ignorantes, o caminho da pátria celéstial de q[ue] os féz D[eu]s herdeiros). Fónte e origem dos que proféssaõ a árte da pintura, donde tiraõ e contrafázem éstes diuinos retrátos ficando os contrafeitos com Lúa q[ue] reçebéndo a claridáde do sól. alumeã, alégraõ e resplandeçem aos q[ue] na stréuas de sua abséncía o naõ viraõ em habito de nóssa mortalidáde consoléndosse com fe verem retratádos em hu[m] D[eu]s, q[ue] tánto os ama, q[ue] se quiz fazer seu semelha[n]te. E considerando os pintóres desta çidade a muita obrigaçaõ que a este sancto e méstre séu tém por os deixar séus agentes e fazer dispenseiros destes diuinos retratos aos fieis, ordenaraõ fazer esta irma[n]dáde da inuocaçaõ de nóssa Senhóra de pópulo, e do gloríoso Saõ Lucas, naõ taõ some[n]te pera si, mas ta[m]be[m] pera os q[ue] proféssaõ a árte do debuxo; toma[n]doos por valedores em suas necessidádes pera q[ue] offereçaõ suas petiçoens diante de D[eu]s nósso Senhór. A hónra e glória do mesmo Senhór que pera sempre viue Amen."//
  • Origem/Historial: Códice que regista os estatutos da Irmandade de São Lucas instituída em 1602 por um grupo de nove pintores no mosteiro de freiras dominicanas da Anunciada, em Lisboa. A iluminura do frontispício é da autoria de Eugénio de Frias Serrão, tal como o próprio assina nesta folha. O códice compõe-se de vinte seis artigos aprovados pelo Arcebispo de Lisboa, D. Miguel de Castro, a 5 de Outubro de 1609.
  • Incorporação: Transferido para a Academia de Belas-Artes em época indeterminada. Fundo Antigo

Bibliografia

  • SERRÃO, Vítor - O Maneirismo e o estatuto social dos pintores. Lisboa: Imprensa Nacional Casa Moeda, 1983
  • SOBRAL, Luís de Moura - Do Sentido das Imagens. Lisboa: Editorial Estampa, 1996
  • SOBRAL, Luís de Moura - Pintura e Poesia na Época Barroca. Lisboa: Editorial Estampa, 1994
  • SERRÃO, Vítor - A Pintura Maneirista em Portugal, (2ª ed. com prólogo actualizado e bibliografia acrescentada). Lisboa: Ins. Cultura Língua Portuguesa, 1991
  • GARCEZ TEIXEIRA, F.A. - A Irmandade de S.Lucas, Corporação de Artistas. Lisboa: 1931
  • SERRÃO, Vítor - "A Pintura Maneirista e o Desenho", in História da Arte em Portugal, Vol. 7. Lisboa: Publicações Alfa, 1986

Exposições

  • A Pintura Maneirista em Portugal. Arte no Tempo de Camões

    • Lisboa, Centro Cultural de Belém
    • Exposição Física
  • Spanish and Portuguese Ornamental Art

    • South Kensington Museum
    • Exposição Física

Obras relacionadas

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